sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"Até um dia..."

O namorado de uma colega de turma morreu, vítima de uma doença prolongada.
Tinha 19 anos.
Era da minda idade...

O facebook dos jovens está cheio de mensagens... O fluxo é enorme e aumenta a cada dia.
À namorada, minha colega de turma, dão muita força para ultrapassar uma fase que é tão complicada.
Ao rapaz falecido as mensagens escritas dizem: "Até um dia", "Abraço e até já", "Olha por nós!", "Voltaremos a encontrar-nos para darmos um abraço"...

Isto faz-me pensar...
- Mas o que é que há depois da morte?
- Será que existe mesmo alguma coisa, ou nós queremos acreditar nisso para nos sentirmos mais confortáveis?
- Se não há nada depois da morte, porque é que existe a vida?
- Pode apenas existir a vida sem nada mais?

Não sei responder a estas perguntas... Tive uma educação cristã. Vou todos os Domingos à missa, faço parte de um grupo de jovens, e neste momento estou a criar um novo grupo. Também sou catequista.
A par de tudo isto, sou uma pessoa que diga-se de passagem, não "não vai facilmente em cantigas".
Sou uma rapariga nada influenciável e difícil, muito difícil de convencer :-) Sou eu!

Dou catequese porque gosto muito de ensinar, gosto de transmitir valores, gosto de ensinar o pouco que sei, gosto de cultivar nos outros o interesse pelo conhecimento.
Estou num grupo de jovens porque tenho lá GRANDES amigos. Amigos daqueles que não se encontram facilmente na vida. GRANDES companheiros de tudo, e para tudo. Gosto de cantar e animar as missas.  Mas aqui também tenho de confessar uma coisa, no ínicio, o que me levou até ao grupo de jovens, foi o facto de saber que depois tinha boleia para sair à noite... Sei que sorriram!

Voltando ao assunto com que comecei este texto...
Penso muitas vezes, a maior parte delas, que depois da morte não existe absolutamente nada. A morte é o fim e nada existe depois... Quando a pessoa morre, fica na memória dos que por cá ficaram, e quando esses morrem, não há quem se lembre dessa pessoa, e ela deixa de existir.

Quando assim penso, a minha vontade é de largar tudo o que me prende.
É ir daqui embora e percorrer o mundo, sem me preocupar com o meu futuro profissional, com a facauldade, com a casa, com a água e com a luz...

MAS, tudo isto seria muito complicado se todas as pessoas pensassem desta maneira, e fizessem o que estou para aqui a dizer...
Não havia quem quisesse trabalhar e o mundo virava uma anarquia. Uma anarquia completa. Seria o caos e a desordem.
MAS, e se isto desse? E se as pessoas decidem-se mesmo VIVER O MUNDO?
Seria possível?

Agora vou mais longe...
- E SE AS PESSOAS TRABALHASSEM GRATUITAMENTE?
- E SE AS PESSOAS NÃO TIVESSEM DE PAGAR AS COMPRAS QUE FAZIAM?
- COMO SERIA?

Gosto de acreditar que seria possível... Mas cada vez nos afastamos mais desse caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário