quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Harmonia!

Esta é uma época especialmente complicada... Frequências e trabalhos, muitos trabalhos!
Trabalhos individuais, trabalhos de grupo, enfim.
Regra geral, prefiro os trabalhos individuais aos trabalhos em grupo.
Pelo menos, em trabalhos indivuduais, estou por minha conta e risco. A responsabilidade é exclusivamente minha e não estou dependente de ninguém.

Para as frequências que faço, é impossível ler todos os livros que os professores sugerem e que estão na bibliografia. Para além destes livros e textos, há ainda outros que os professores acabam por referir nas aulas.

Por maior vontade que tenha em aprender, não dá para tomar conta de tudo. Há que fazer uma selecção, ver uns livros para as frequências e trabalhos e os restantes, serão para adicionar á minha "lista" de livros a ler. Quiçá nas férias.

Com Bolonha, grande parte das licenciaturas, à execpção da área de saúde, tem uma duração de três anos. Este novo modelo, implica um maior trabalho de investigação da parte do aluno e o desenvolvimento de um projecto no terceiro ano mais consistente e amadurecido. Acho que este factor deve ser do conhecimento de todos os alunos do ensino superior.

No entanto, não sei até que ponto um é que um aluno que sai do ensino superior, está  não só apto para o mercado de trabalho, mas também consciente de que existe um mundo que  precisa de uma compreensão cada vez maior de todos nós.

A componente técnica de tantos cursos, anula a componente ética, que faz falta aos alunos e que faz falta ao mundo. 

Nós podemos mudar o mundo!
Humildade, vontade de aprender, espírito jovem e "inquieto" são algumas fortes qualidades a ter.
Conheço jovens, que por fora são muito jovens, mas que por dentro têm um espírito já apagado, estão velhos,...

Há que ver o mundo com harmonia, senti-lo com harmonia, querer mudá-lo com harmonia, olhar para o outro com harmonia, ouvir o outro em harmonia, aprender em harmonia. HARMONIA.

"O Diário de um Mago" de Paulo Coelho, livro que recomendo, diz que o Homem é o único animal que tem consciência da sua morte. Isto é, o Homem é o único ser vivo que sabe que um dia irá morrer. Ora, sabendo nós que um dia vamos morrer, poderímos arriscar muito mais e dar "passos no escuro", porque a morte é certa e não sabemos se existe algo depois...

Sem comentários:

Enviar um comentário