quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A desilusão da faculdade...

Faz por esta altura um ano, que entrei para a faculdade... A expectativa era grande e a desilusão foi do tamanho da expectativa. Grande também. Gente muito desinteressada e com orgulho disso. É incrível como o nosso sistema privilegia a estupidez... Gente que num último ano de um curso superior, não consegue dizer uma frase sem usar a palavra m****.

Como é possível que numa residência de estudantes, onde 16 pessoas partilham uma cozinha, não se consiga ter uma conversa sem se dizerem uma série de baboseiras?
Acredito que para muitos, o ensino superior se tornou uma extensão do liceu... Quanto menor os esforço, melhor. O que é importante é aproveitar a vida académica.

E de facto, a vida académica é fantástica e cheia de adrelanina empolgante, mas isso não basta, isso não pode chegar nunca para um aluno do ensino superior. Se estamos no ensino superior, temos de nos esforçar por ser alunos superiores, e cada vez mais superiores.

É verdade que a cultura geral dos alunos é muito limitada, mas todos nós temos a obrigação de apostar em nós... É preciso fazer um esforço para compreender certas coisas e pessoas, não podemos exigir que as coisas com que nos deparamos no dia-a-dia, sejam apresentadas de uma forma clara e que não deixem margem para a dúvida e para o erro.

Como alunos que somos, temos sempre de assumir a nossa ignorância, para que mais possamos aprender.

Temos de ser pessoas TOLERANTES e temos de ter a disposição para COMPRRENDER sempre a posição do outro.

Porquê tudo isto?
PORQUE SÓ O CONHECIMENTO PODE GERAR A COMPREENSÃO.

2 comentários:

  1. Falas aqui em tolerância, uma das palavras de que mais gosto na nossa língua, e que por vezes é tão pouco utilizada...

    ResponderEliminar
  2. Existem excepções acredita. Concordo contigo há muita gente que anda na faculdade simplesmente a passear mas convém não generalizar. E acredita aproveito ao máximo a vida académica, é do melhor mesmo. Quando acaba acredita que sentes falta disso, dos bons e dos maus momentos, das borgas e das noites inteiras a estudar, dos copos a mais e da falta de vida própria quando tens que estudar... enfim vale muito a pena ser estudante :)

    ResponderEliminar