segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

As pessoas estão fartas da Razão!

É na televisão, é no cinema, mas é também em romances... Leio os títulos, ou vejo na televisão e no cinema como a ficção nos alimenta e nos ocupa. São séries, filmes e livros sobre vampiros que vivem 200 e 400 anos, que bebem sangue e que agradam ao público... Só encontro uma explicação para isto, as pessoas estão fartas da razão e gostam de fantasiar.
Nas novelas da noite temos personagens tão vingativas e paranóicas que me custa a crer que exista alguém assim. Mas de uma coisa eu tenho a certeza, são as novelas que "mergulham" tantos espectadores numa calma provinciana a que tanto estão habituados.
O mesmo fazem os "Morangos com Açúcar" - estes últimos são para mim, um incrível incentivo à estupidez. A escola não consegue competir com os media, de maneira nenhuma. Dizia Rousseau, que o homem quando nasce é naturalmente bom, quem o corrompe é a sociedade. Julgo eu que ainda hoje a sociedade continua a cumprir fielmente o "seu papel", o de corromper o homem. É tão fácil seduzir e ser-se seduzido.
Digo com os meus 19 anos, que nós jovens, somos cada vez mais desresponsabilizados. Parece que continuamos umas crianças. A família, a sociedade, a escola, a faculdade, exigem tão pouco de nós. Acredito que todos consigamos dar muito mais do aquilo que aparentamente demonstramos, acredito que tenhamos capacidades e talentos que nós próprios ainda não descobrimos. Ou porque não nos dão uma oportunidade para isso, ou porque nós não damos a nós próprios essa oportunidade.
É tudo isto é a crise do modernismo.

2 comentários:

  1. A Alegria brilha nos olhos de qum sabe curtir,

    simplesmente a emoção de curtir.

    ResponderEliminar
  2. Estou convencida de que ninguém perde ninguém
    Simplesmente porque ninguém possui ninguém
    E essa estranha experiência de ser livre
    De deixar ser livreconfinar
    Ter a coisa mais importante do mundo
    Sem precisar possuí-la
    Ter o bem mais precioso do mundo
    Sem precisar confirma-lo
    Está em tuas mãos, mas pode se soltar
    É ter e não possuir
    É ter e não confinar

    ResponderEliminar