quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

S.O.S.

Eram hoje 15h00 da tarde e nas ruas haviam míudos por todo o lado.
Uns jogavam à bola, outros de patins-em-linha e outros de bicicleta...

Estes míudos baldaram-se ás aulas?
Não, não se baldaram porque hoje não tiveram aulas!
O motivo prende-se à manifestação desta manhã das escolas de ensino cooperativo.

No local onde vivo existem três escolas e nenhuma delas é pública!
Todas estas escolas têm contrato de associação com o Estado.

Para encontrarmos um escola pública temos de percorrer 20 a 30 km.
Escusado será aqui referir que nunca estudei numa escola pública. Não porque não quisesse, mas porque elas não existem. Frequentar uma escola pública implicaria gastos nos transportes. Nunca paguei qualquer mensalidade por estudar no colégio que frequentei durante 8 anos. Nunca usei transportes, sempre fui a pé para o colégio e a única mensalidade que pagava era a do almoço. Nada mais.

Dos três colégios que nesta localidade existem todos eles são semi-privados. Nenhum aluno paga qualquer mensalidade para os frequentar. A única mensalidade que pagamos, é mesmo a do almoço. Os alunos que usam o transporte, têm também esse custo acrescido.
São aqui poucos os que sabem o que é uma escola pública.
Estes 3 colégios juntos têm perto de 4 mil alunos.

Aliás, para nós, não existe grande distinção entre o que é uma escola privada e uma escola pública.

O corte de financiamento agora aprovado, não dá a possibilidade a estas três escolas, ou colégios, como lhes quiserem chamar, de continuarem a prestar um serviço público.
É muito importante aqui reter, que estas escolas PRIVADAS prestam um serviço PÚBLICO!

É muito irritante ler nas caixas de comentários de tantos jornais online a opinião dos leitores. A opinião é tão infundada e mostra claramente que só fala quem não tem qualquer conhecimento de campo.
Mais: estas medidas, são em si, "medidas de secretrária", porque só podem ser tomadas por alguém que não tem qualquer conhecimento do terreno.

Reparem no seguinte, fechando estes 3 colégios, ficam sem escola quase 4 mil alunos. Mas as escolas públicas mais próximas não têm qualquer possibilidade para receber estes alunos. É incomportável. A própria Câmara Municipal já se manifestou dizendo que não existem condições para receber estes alunos nas escolas públicas que existem.

A situação é angustiante. Estes colégios, como tantas escolas públicas do país, têm cursos profissionais e tecnológicos com planos próprios em cada escola. Quer isto dizer, que os planos curriculares destes cursos foram elaborados pelos professores dos colégios e, que por isso, não existem noutras escolas. Ora, encerrando estes colégios, os alunos destes cursos do 11ºano e do 10º ao mudarem de escola, têm de voltar ao 10ºano e escolher outra área. Muitos deles desistirão de estudar, se é que não desistiram já. Porque não haverá vontade de estudar chegando a casa, sabendo que não há a possibilidade de chegarem até ao 12ºano. Isto é asfixiante e revoltante. No facebook, não faltam comentários de alunos que não vêm como concluir o 12ºano.

Mas toda esta situação tem mais consequências. Se o encerramento destas escolas se verificar, a própria rede rodoviária será profundamente alterada...

Termino dizendo, que sou a favor da escola pública. Se querem cortar no financiamento destas escolas, façam-no! Mas primeiro construam escolas públicas.

5 comentários:

  1. Entendo perfeitamente o que estás a dizer, eu próprio frequento uma escola em regime de comparticipação com o estado e é inadmissivel que fiquemos sem escola. Aqui ainda há outra escola mas não tem secundário e esse só há mesmo a uns tantos km's ...

    Ainda hoje fizemos uma protesto simbólico à porta da nossa escola, juntamo-nos todos, em silêncio durante uma hora.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão no que dizes. Mas será que ninguém entende que com essas medidas...estão a estrangular o povo português? E pior... não dão alternativa credivel. é assim que vamos andando... mal...muito mal...

    ResponderEliminar
  3. Estou totalmente de acordo com o que dizes rita obrigado pelo teu comentario.

    ResponderEliminar
  4. É difícil viver seja qual for o estatuto e a idade.
    O melhor é esquecer e perguntar?
    Queres dançar comigo?
    E em conjunto viver a amizade dos amigos que nos merecem.

    ResponderEliminar
  5. Retirem as máscaras que dia a dia usam.
    Com a mente procura que sabes bem o que queres.
    Os homens são como um carro usado apaixons-te por ele, á vezes gastas um dinheirão para o levares para casa e dpois começam a dar ptoblemas

    ResponderEliminar